O que realmente é ser Conservador?

O que realmente é o Conservadorismo?
O conservadorismo é uma corrente de pensamento que defende a manutenção das instituições que incorporam uma tradição, seja ela política, local ou até religiosa. O conservadorismo enfatiza a continuidade e a estabilidade das instituições que ao longo do tempo se mostraram positivas e benéficas para a sociedade como um todo, constituído também por uma forte oposição a qualquer tipo de movimentos revolucionário e de políticas progressistas. Contudo, é importante entender que o pensamento Conservador não é um conjunto formado por ideias políticas definitivas, os valores que compõe o Conservadorismo variam drasticamente de acordo com os lugares e com o período que compõe a História. Por exemplo, conservadores britânicos, latino-americanos e russos podem defender uma formação de valores e ideias drasticamente diferentes uma da outra, porém, tais valores e ideais estão de acordo com as tradições das respectivas sociedades.
Mesmo com todas as diferenças, é possível determinar algumas características permanentes no pensamento conservador mundial, o conservadorismo tem como seus princípios e valores principais a liberdade e a ordem, mais precisamente quando se fala de liberdade política e econômica em uma ordem social e moral. O conservador acredita que há uma ordem moral que dura transcendentemente de acordo com os aspectos positivos, no caso do conservadorismo ocidental essa ordem é baseada na doutrina cristã, e em toda sua base existe algum aspecto religioso. Vale lembrar que o conservadorismo valoriza a diversidade típica presente no individualismo e se opõem a qualquer linha coletivista com objetivos políticos.

De acordo com o Filósofo e intelectual Conservador Michael Oakeshott (1901-1990), “ Ser conservador é preferir o familiar ao desconhecido, preferir o tentado ao não tentado, o fato ao mistério, o real ao possível, o limitado ao ilimitado, o próximo ao distante, o suficiente ao superabundante, o conveniente ao perfeito, a felicidade presente à utópica”.

Conservadorismo e Política
No espectro político, o conservador procura preservar as instituições políticas e sociais de uma sociedade que se desenvolveram e aguentaram o fluxo do tempo. Os conservadores entendem que as mudanças e o desenvolvimento pautado no progresso são necessários para manter um sociedade “saudável”, porém, tais mudanças devem ocorrer de forma cautelosa e gradual. Portanto, A política do conservador é a política da prudência, que sempre prefere manter e aperfeiçoar as instituições que trouxeram um tipo de resultado benéfico ao longo do tempo, do que tentar um tipo de ruptura ou revolução para implantar um sistema ou uma política utópica e nunca testada na sociedade.
No que tange a esfera social, o conservador defende a manutenção dos usos, costumes e culturas, além de uma estrutura social baseada nos direitos e deveres de cada individuo.

Conservadorismo e Economia
Quando se fala em economia, o conservadorismo tende-se a defender o individualismo, juntamente com a defesa da propriedade privada que também é vista como uma questão que está ligada ao pensamento Conservador no que tange a defesa das liberdades, seja ela política ou econômica, principalmente a liberdade econômica, pois como muitos autores dizem, não é possível ser livre se os meios de sobrevivência do próprio indivíduo estão nas mãos de outros, dos quais acaba se tornando dependente.
Mesmo que a maioria dos conservadores tendem a defender o livre mercado, uma parcela deles, gosta de levar o lado nacionalista até para a economia, como dissemos o conservadorismo deriva do lugar e do tempo onde é aplicado, dependendo de algumas regiões o conservadorismo é levado a aderir a ideias econômicas, nacionalista e protecionistas.
Portanto, podemos concluir que o conservadorismo é um pensamento que valoriza a tradição histórica e cultural de uma certa região, podendo variar suas características de região para região, o conservadorismo aplica a política da prudência que tange a valorização e desenvolvimento das instituições que ao longo do tempo sobreviveram a provações que levaram elas a ser o que são hoje, sendo assim essas instituições que sobreviveram aos testes do tempo deve permanecer diante a sociedade, não só instituições, mas também pode se considerar aspectos Econômicos, culturais, sociais e políticos.

Mais Artigos:

Conservadorismo
Antonio Colodetti

PARE DE ACREDITAR NO GOVERNO! (RESENHA)

Em seu primeiro livro Bruno Garschagen tenta em toda sua obra responder a pergunta que fica ilustrada na capa de seu livro. Como eu sou um grande admirador do autor e de suas obras decidi mostrar de forma breve o que Bruno evidenciou no livro.

Ler Mais »
Filosofia
Ana Emerick

Início de tudo: valor intrínseco da vida.

SALVAR PARA VER DEPOISVocê já notou como o surgimento da vida é ainda muito questionado? Seu início na gestação, mesmo que comprovado cientificamente, causa discussões e teorias mundo afora. Contudo, não é sobre uma teoria que falarei aqui, mas a respeito de uma falácia e como ela atua na defesa do aborto. O início  Defensores

Ler Mais »
Política
Antonio Colodetti

A HIPOCRISIA DA PATRULHA DO “ÓDIO DO BEM.”

SALVAR PARA VER DEPOISAtualmente no Brasil um coletivo autoritário tenta te restringir em quase tudo. No que você pensa, no que você FALA OU FAZ. Tal coletivo diz defender uma narrativa NA qual se prioriza a liberdade de expressão, mas ao mesmo tempo tenta coagir todos que se opuserem a tal narrativa, tentando acabar de

Ler Mais »
Política
Antonio Colodetti

O erro do Brasil: O politicamente correto.

SALVAR PARA VER DEPOISNo Brasil, grande parte da população vem tomando atitudes que estão em contramão da evolução de toda sociedade. A questão é que todas as atitudes que vem sendo tomadas atrapalham diretamente a vida de indivíduos que simplesmente NÃO tem nada haver com tal situação. Contudo, uma narrativa vem crescendo nos últimos anos no Brasil. O Politicamente Correto,

Ler Mais »
Liberalismo Econômico
Antonio Colodetti

Correios: A estatal que mergulhou no mar da Corrupção!

SALVAR PARA VER DEPOISRecentemente, presenciamos o fim da 9ª greve feita pelos trabalhadores dos Correios, que durou MAIS de um mês. A greve teve uma repercussão tão grande, que as conversas sobre a privatização da Estatal aumentaram drásticamente! Os Correios é uma das 418 estatais que foram mapeadas pelo Laboratório das Estatais, da Fundação Getúlio

Ler Mais »
Política
Antonio Colodetti

A falha do isolacionismo Argentino

SALVAR PARA VER DEPOISNa Argentina, foi aplicado via decreto o isolamento social preventivo e obrigatório, o problema é que já fazem aproximadamente 8 meses do decreto feito pela governo de Alberto Fernández, fazendo com que a “quarentena” Argentina se tornasse a mais longa do mundo. O isolamento social foi criado com o intuito de evitar

Ler Mais »